segunda-feira, 7 de março de 2016

Ribeiro de Fragoso


Depois de um bom almoço e de umas conversas de pesca, traçamos o nosso destino durante a tarde do dia 1 de Março.
O destino iria ser o ribeiro de Fragoso, um afluente do Rio Neiva. Quando chegamos ao local deparamo-nos com muitas pegadas dos pescadores de trutas, que tinham estado ali durante toda a manhã. Mesmo assim não nos fizemos rogados e avançamos para o local do crime.
Eu avancei para uma corrente algo profunda, que podia sem dúvida conter uma boa truta no ceio da corrente. Certamente, eu seria dos poucos a utilizar as amostras neste ribeiro e talvez pudesse tirar daí algum partido.
Os meus pensamentos estavam certos, quando fiz o segundo lançamento na corrente uma truta ataca a colher, e eu com muita calma...deixo a mesma lutar e quando me apeteceu tirei-a para fora de água eheh. Já cantava a primeira truta da temporada 2016 no ribeiro de Fragoso.



Desta vez, ao contrário do que costumo fazer, subi o ribeiro e continuei a fazer os típicos lançamentos de ribeiros...curtos mas precisos, de modo a não "engatar" o material na cobertura vegetal, mas as trutas não estavam para ali viradas. Já com cerca de 400 metros de ribeiro feitos deparei-me com um pescador à minhoca que me perguntou se tinha tirado algo, e eu respondi que apenas tinha cravado uma truta.O pescador disse que não tinha tirado nada e continuou ali nas redondezas, a apreciar os meus lançamentos...decerto seria um pescador novato, uma vez que não mostrava grande perícia eheh
Continuei a avançar para montante, mas os sinais eram desoladores, as trutas estavam mais que desconfiadas, por isso resolvi descer de novo o ribeiro e encontrar-me  com os meus companheiros, que se deslocaram para jusante.
Ainda demorou um tempinho a juntar-me a eles, mas quando lhes passei a perna tirei logo a segunda truta do ribeiro de Fragoso, uma mini truta....mas que deu para animar!!


Empolgado com esta pequena truta, ainda pensei que as coisas melhorassem mas estava enganado, até final do curso de água nada mais picou a colher. No final fizemos as contas de capturas e eu tinha ficado em segundo de quatro pescadores.
Para concluir, foi um grande dia de pesca, desfrutando da natureza, o ar puro e as paisagens...mas acima de tudo o convívio com outros pescadores. O dia 1 de Março mais uma vez a ser espetacular, tal como nos tem habituado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.