sábado, 12 de março de 2016

Algures num ribeiro


Dia 4 de Março. Depois de 1 dia sem pescar, o vício já começava a falar mais alto, e além disso o dia também estava bom para a pesca, estava um dia nublado com aguaceiros.
Com este conjunto de fatores decidi visitar um ribeiro que não vou mencionar aqui o nome, neste local público, uma vez que a pressão da pesca no mesmo pode aumentar para níveis altíssimos.
Cheguei ao ribeiro eram 15:00 da tarde, equipei-me com o material do costume spinning ligeiro, mas desta vez com uma Mepps TW na ponta da cana.
Os primeiros lançamentos começaram a ser efetuados num açude de um tamanho razoável. Como tinha tempo resolvi fazer bastantes lançamentos no açude, e bater bem aquela zona...até que sinto um toque...faço mais um lançamento para a mesma zona e tumba!!! Acabou por sair a primeira truta da tarde, um belo macho com 26 cm.


Depois deste açude seguia-se um corrente com pouca profundidade, era provável que saísse no local uma pequena truta. Já no final da corrente faço um lançamento por entre os amieiros, um lançamento longo...e sinto uma forte pressão na cana, desaperto o travão do carreto e a truta começa a correr ehehe...ainda deu três saltos e uma corridas para montante mas não adiantava...estava bem cravada...arranquei-a para fora e fiquei meio abismado com o tamanho daquela truta naquele ribeiro, ainda por cima numa corrente pouco profunda...uma surpresa!!
Mediu 30 cm e tinha um peso bastante elevado para o seu comprimento.


Já com o dia ganho, depois de duas belas capturas faço um lançamento paralelo à margem e tiro mais um truta com 15 cm...que foi devolvida ao ribeiro.


O dia estava a correr muito bem, continuei a bater o ribeiro...mas tive um período sem toques, por isso avancei 100 metros até à próxima corrente e encostei-me junto de um muro baixo. Depois de alguns lançamentos começo a ver algumas trutas pequenas a fazerem-se à amostra, até que uma se crava...era uma trutita de 13 cm.
Desço mais um pouco a corrente...lançamento no centro da mesmo e mais uma para fora, com 20 cm.


Este ribeiro com muita vegetação de ambos os lados tem em grande abundância as correntes...o que faz que o pescador tire trutas em quantidade e qualidade.
Já com esta última corrente no papo, a zona seguinte era de elevado vegetação...matagal.
Avancei até à próxima zona limpa.Logo em cima de uma ponte, faço um lançamento para jusante e truta nem deu hipóteses...atacou logo.
Uma truta com 26 cm e com uma cores fantásticas.Estavam a sair que era uma coisa louca....em pouco mais de uma hora já tinha cinco trutas de bom calibre...fora as pequenas...e parece que não ia ficar por aqui.


Ando cerca de 30 metros para jusante...e numa levada bastante cheia avisto bastantes trutas. Mas já bastante picadas...fugiam a todo gás quando viam a amostra ainda no ar, mas uma decidiu abocanhar a amostra e a contagem subia ainda mais.


Ainda levei alguns toques depois de ter tirado esta boa truta...até final ainda tirei várias trutinhas que foram devolvidas...e nos últimos lançamentos mais uma boa truta com 24 cm.


Decidi terminar ali a grande aventura neste ribeiro...não valia a pena picar ainda mais as trutas.
O dia estava mais que ganho...tive muita sorte...no total com "pequenas" e "grandes" foram 13 capturadas...um dia para recordar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.