terça-feira, 1 de março de 2016

Abertura 2016


Finalmente tinha chegado o grande dia....O FAMOSO 1 DE MARÇO!!! Depois de muito esperar tinha chegado o momento de tirar o "pó" ás canas.
Haviam inúmeras opções mas escolhemos o ribeiro secreto do Lima...que deu cartas no ano anterior.
Chegamos ao local eram 07:50 e o maldito sol já brilhava. Por muito boas condições de caudal que houvessem as condições climatéricas deitavam tudo a perder...e com água transparente, a claridade tornou-se num problema.
Eu equipei-me com spinning ligeiro, os restantes elementos que me acompanhavam iam pescar ao fundo...minhoca.
Quando cheguei ao ribeiro a quantidade de  água que possuía era boa, mas não o ideal...as trutas iriam estar de olhos bem abertos e qualquer movimento em falso significava a morte do artista!!
Fomos dos primeiros a chegar ao local e começamos a pescar de montante para jusante, já a quantidade de pescadores que foi chegando ao ribeiro era razoável.

Passamos ao combate...e a primeira truta do dia foi tirada pelo Márcio...uma pequena truta com cerca de 14 cm...devolvida ao seu ambiente natural.


Eu ia fazendo os meus lançamentos com uma colher mepps nº1...algo infrutíferos uma vez que a atividade das trutas estava condicionada pela temperatura da água...e a grande camada de geada também não ajudava nada!!
Fui-me distanciando dos meus companheiros, e num local onde era pouco provável ter uma truta, uma vez que já tinham passado por ali outros pescadores e as algas do rio reinavam ....sai a primeira truta do dia. Com 21 cm e com estas condições de pesca....já não era nada mau para o ribeiro!!


Animado com esta captura avancei para as próximas correntes e mini poços com bastante otimismo...mas as trutas teimavam em não querer nada com os pescadores.
Já a pensar em mudar de local de pesca...capturei uma pequena truta de 16 cm...sem duvida muitas trutas pequenas que não hesitavam em fazer-se aos iscos dos pescadores.


Depois destes breves episódios, decidimos acabar ali a visita ao ribeiro secreto do Lima.O meu pai tinha tirado 3 trutas...duas com um tamanho semelhante ao das duas mini trutas acima capturas...na casa dos 15 cm...um verdadeiro ninho de trutas este ribeiro. Os restantes elementos nada mais tiraram, e  portanto seguimos para outro curso de água...que a história de pesca será descrevida noutro post!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.