quinta-feira, 21 de abril de 2016

As primeiras trutas 2016 do ribeiro de Portuzelo


Depois de uma breve pescaria no ribeiro Pisco avancei para o ribeiro de Portuzelo, onde a minha intenção era tirar as primeiras trutas de 2016. Estava com a companhia do meu pai e por isso cada um avançou para direções opostas, eu dirigi-me para montante e o meu pai para jusante.
Cada um a pescar com spinning ligeiro e a tentar mexer algumas trutas que estariam de certeza bem picadas depois de nos primeiros dias de pesca terem sido bem testadas pelos pescadores.

Comecei por bater um açude e senti um pequeno toque na amostra, era truta pequena que se fez à colher. Ainda com o meu pai nas redondezas tive oportunidade de o ver a tirar uma pequena truta que foi devolvida à água...a primeira do ribeiro de Portuzelo temporada 2016.


Depois desta captura afastei-me daquela zona e concentrei esforços numa zona funda de corrente fraca...mas nem um toque tive e por isso caminhei ainda mais para montante e chegeui a,local que me parecia permissor um mini açude seguido de uma bela curva funda.
Comecei a fazer lançamentos para jusante e a recuperar a amostra até ao açude...cm a cm daquela zona que estava a ser batida...até que sinto ao longe um puxão...cravo e a truta começa a dar uns saltos ainda pensei que a perdesse pois estava muito longe da margem mas pouco depois estava em terra firme...uma truta com 22 cm.


Entusiasmado por esta captura avancei ainda mais para montante mas os resultados fracassaram, nem um toque tive por isso voltei até ao local onde tinha tirado a truta.
Andei cerca de 10 metros mais para jusante e faço um lançamento para o outro lado do ribeiro, estava a uma grande altura do do leito...se apanhasse alguma truta teria que ter o máximo cuidado para não a deixar cair à água... já a amostra mal trabalhava devido à altura a que eu estava. 
Mesmo assim uma truta veio à tona e atacou a amostra, eu deixei-a cansar-se até que pudesse tira-la do ribeiro sem abanões. Assim foi, depois de cansada tirei-a para fora...mais uma linda truta com 22 cm e com uma belas cores.


Depois disto mais nada aconteceu e fui até ao encontro do meu pai e fechamos a pescaria no ribeiro de Portuzelo. O meu pai que avançou para jusante tirou várias trutas pequenas, todas devolvidas à água o que mostra uma grande densidade de truteira no ribeiro de Portuzelo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.