terça-feira, 21 de março de 2017

Um bom dia de trutas


Dois dias depois de ter estado com o meu pai cerca de uma hora no meu quintal, decidi voltar lá dois dias depois, até porque me pareceu que várias trutas lá andavam!
O troço desta vez iria ser muito maior, abrangia mais 4 açudes, e assim a expectativa era grande!
Eram cerca de 15:30 da tarde, quando o meu pai me deixou no início do percurso, que estava direcionado de montante para jusante.
Comecei a dar a sola até porque o tempo não era muito para o troço que era, bati com cuidado o açude, mas nada mexeu...
Segui para baixo, vi uma truta a tentar atacar a amostra, mas logo depois fugiu para o centro da corrente....
Avancei no terreno e numa entrada de água, algo suja, faço um lançamento para a outra margem....recupero quase totalmente, e quando já estava a olhar para o carreto sinto uma pressão na linha!
Olho para a minha beira do rio e vejo uma considerável truta a rolar com a amostra, tentado assim partir a linha! Apanhado desprevenido só tive tempo de tentar destravar o carreto, mas já era tarde....segundos depois " Tauu", a linha tinha acabado de partir....e a truta com a amostra na boca!
Bastante irritada, começou a tentar sacudir a amostra à minha frente...pouco depois desapareceu!
Fiquei cego!
Depois de recomposto avancei, e lá ia fazendo os meus lançamentos. Era a primeira amostra que perdia nesta temporada,  e por muito incrível que pareça foi perdida na boca de uma truta!!!
Num buraco entre os amieiros consigo tirar a primeira truta do dia, com umas cores belas...só mesmo do Neiva!


Acabado de entrar no arvoredo e com esta captura, pensei que fosse haver mais pintonas, mas estava redondamente enganado...nessa zona de floresta apenas coei água!
No segundo açude do troço tirei duas trutas, de pequeno porte, mas com a sua beleza...o que já dava gosto capturar e devolver!



De seguida tinha à minha espera um corda de matagal do duro, rente ao rio, onde andei meio "perdido" e à procura de saída ehehe
Já encaminhado, e depois de ter perdido uns 15 minutos nesta encruzilhada , já estava a dar banho à amostra!
Bati bem os dois açudes seguintes...quase sem sucesso, apenas com mais duas pequenas pintonas!



Até já tinha tirado algumas, mas todas de tamanho pequeno...precisava de alguma sorte, e eis que ela apareceu!
Num lançamento largo, numa curva de cascalho no fundo do rio tiro uma boa truta de 30 cm...que deu uma boa luta ao entra na corrente!
Tinha umas belas cores, muito parecidas com o fundo do rio! Linda truta do Neiva!


Os níveis de motivação estavam a subir, com esta boa truta avancei por ali fora, em direção a um dos meus  açudes preferidos!
E mal a amostra cai na corrente....arranco outra para fora, também de bom calibre!


O dia de pesca já estava a acabar, faltava muito pouco tempo para terminar....e por isso fui a um local pouco batido e de difícil acesso, onde existem algumas trutas.
Foi lançar a amostra e controlar as trutas para fora...tirei duas, uma com um tamanho razoável e a outra pequenina!



Ficou aqui terminada uma fantástica jornada de pesca, talvez das melhores deste ano, com batalhas perdidas e outras ganhas! Venham mais dias de pesca como este!
Boas pescarias e saudações piscatórias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.