quarta-feira, 29 de março de 2017

Duas boas trutas em pouco tempo


Recentemente, num dia de sol, decidi visitar um açude onde costumo andar no Verão...mas a tomar banho eheh
O local costuma ter muita água todo o ano, e além disso costuma ter alguns troféus à espreita. O tempo não era muito, e por isso tinha de tentar bater o máximo de rio possível.
Chegado ao local equipei-me com uma Mepps Nº2, e como a água estava límpida o fio era o 0,16 da Trabucco.
Bati cuidadosamente o açude, todos os cantos e recantos foram atravessados pela amostra...mas nada atacou a colher.
Andei cerca de 50 metros para jusante do açude, e numa corrente pouco profunda tiro a primeira truta do dia, com um tamanho bastante bom para o tempo que estava!
Eram quase 30 cm de pura beleza do Neiva!


Empolgado com esta captura insisti no local, podia ser que estivesse lá mais uma para dar o gosto á cana ehehe, mas mais nada se mexeu.
Andei mais uns metros a coar água, até que entrei numa zona sombria, onde o rio até tinha alguma profundidade. Lançamento para o lado de lá do Neiva, e mais mais uma truta cravada, que depois de controlada tirei-a para fora. Esta também com um tamanho bem razoável...25 cm.


Depois disto mais nada atacou a amostra, e dei por terminada a pescaria. O clima não ajudou e o tempo da pescaria também foi pouco, ainda assim valeu a pena desfrutar dos sons da Natureza e de duas lindas trutas!

terça-feira, 21 de março de 2017

Um bom dia de trutas


Dois dias depois de ter estado com o meu pai cerca de uma hora no meu quintal, decidi voltar lá dois dias depois, até porque me pareceu que várias trutas lá andavam!
O troço desta vez iria ser muito maior, abrangia mais 4 açudes, e assim a expectativa era grande!
Eram cerca de 15:30 da tarde, quando o meu pai me deixou no início do percurso, que estava direcionado de montante para jusante.
Comecei a dar a sola até porque o tempo não era muito para o troço que era, bati com cuidado o açude, mas nada mexeu...
Segui para baixo, vi uma truta a tentar atacar a amostra, mas logo depois fugiu para o centro da corrente....
Avancei no terreno e numa entrada de água, algo suja, faço um lançamento para a outra margem....recupero quase totalmente, e quando já estava a olhar para o carreto sinto uma pressão na linha!
Olho para a minha beira do rio e vejo uma considerável truta a rolar com a amostra, tentado assim partir a linha! Apanhado desprevenido só tive tempo de tentar destravar o carreto, mas já era tarde....segundos depois " Tauu", a linha tinha acabado de partir....e a truta com a amostra na boca!
Bastante irritada, começou a tentar sacudir a amostra à minha frente...pouco depois desapareceu!
Fiquei cego!
Depois de recomposto avancei, e lá ia fazendo os meus lançamentos. Era a primeira amostra que perdia nesta temporada,  e por muito incrível que pareça foi perdida na boca de uma truta!!!
Num buraco entre os amieiros consigo tirar a primeira truta do dia, com umas cores belas...só mesmo do Neiva!


Acabado de entrar no arvoredo e com esta captura, pensei que fosse haver mais pintonas, mas estava redondamente enganado...nessa zona de floresta apenas coei água!
No segundo açude do troço tirei duas trutas, de pequeno porte, mas com a sua beleza...o que já dava gosto capturar e devolver!



De seguida tinha à minha espera um corda de matagal do duro, rente ao rio, onde andei meio "perdido" e à procura de saída ehehe
Já encaminhado, e depois de ter perdido uns 15 minutos nesta encruzilhada , já estava a dar banho à amostra!
Bati bem os dois açudes seguintes...quase sem sucesso, apenas com mais duas pequenas pintonas!



Até já tinha tirado algumas, mas todas de tamanho pequeno...precisava de alguma sorte, e eis que ela apareceu!
Num lançamento largo, numa curva de cascalho no fundo do rio tiro uma boa truta de 30 cm...que deu uma boa luta ao entra na corrente!
Tinha umas belas cores, muito parecidas com o fundo do rio! Linda truta do Neiva!


Os níveis de motivação estavam a subir, com esta boa truta avancei por ali fora, em direção a um dos meus  açudes preferidos!
E mal a amostra cai na corrente....arranco outra para fora, também de bom calibre!


O dia de pesca já estava a acabar, faltava muito pouco tempo para terminar....e por isso fui a um local pouco batido e de difícil acesso, onde existem algumas trutas.
Foi lançar a amostra e controlar as trutas para fora...tirei duas, uma com um tamanho razoável e a outra pequenina!



Ficou aqui terminada uma fantástica jornada de pesca, talvez das melhores deste ano, com batalhas perdidas e outras ganhas! Venham mais dias de pesca como este!
Boas pescarias e saudações piscatórias!

sábado, 18 de março de 2017

Mais uma hora no meu quintal


Depois de ter tirado uma truta em Castelo de Neiva e o meu pai outra, mudamos de local, para o meu quintal do Neiva, talvez desse para safar melhor a grade!
Chegados ao local as condições eram as mesmas...apenas as trutas eram em maior quantidade. Começamos a caminhar para jusante e assim fazer apenas dois açudes.
Começo a bater o primeiro açude, mas nem sinal de truta. Algures numa corrente a seguir ao açude uma truta ataca a amostra, cravo e ela começa a dar luta até que me fugiu...
Depois disso avancei no terreno e em sítios cirúrgicos tirei duas belas trutas, com umas belas cores...devolvidas ao seu ambiente natural.



O meu pai já tinha avançado no terreno, eu decidi parar e bater melhor o último açude...num lançamento largo para a zona anterior ao açude tiro uma linda truta, com umas pintas grandes!


Terminado o açude a pescaria estava feita, liguei para o meu pai que também tinha tirado uma truta que não foi possível fotografar. Foi pouco tempo mas valeu pelas fantásticas capturas! 
Saudações piscatórias! 

quarta-feira, 15 de março de 2017

Ás trutas na zona de Castelo de Neiva


Na semana passada, durante a tarde, decidi rumar de novo ao Neiva, e a zona escolhida iria ser muito mais para jusante do que a do costume.
A zona iria ser na freguesia de Castelo de Neiva, onde existem bons poços e onde costumam sair exemplares de tamanho considerável...embora a densidade de trutas seja menor que a montante.


Estava acompanhado pelo meu pai, e começamos a bater logo os dois primeiros açudes que estavam no início do troço.
Nos primeiros lançamentos o meu pai tirou logo uma truta, numa corrente a seguir ao açude, e eu ainda nem um sinal de truta tinha visto.


Andei bastante para jusante, e decidi abrir um "tunel" no meio do mato, para chegar a um local menos batido. Faço o primeiro lançamento para jusante e "tumba"....a truta atacou logo, controlei logo a fera ehehe, e arranquei-a para fora! Uma linda truta da parte baixa do Neiva!


Continuamos depois o nosso caminho para jusante, até a um açude conhecido, com uma ponte a seguir ao açude. Paramos por aí....não valia a pena continuar a coar água...mas valeu a jornada de pesca, pelo desfrutar da natureza e de belas vistas!
Abraço e boas pescarias !



terça-feira, 14 de março de 2017

Trutas a sair bem no quintal



Depois de uma boa abertura e de um segundo dia de pesca completamente oposto, decidi voltar de novo ao meu quintal...é um troço que percorro muitas , mais vezes em relação ao outros...logo tenho a perfeita noção onde as trutas estão!
O Neiva tem vindo a dar algumas cartas, e mais uma vez não me deixou ficar mal...o troço foi batido com calma, bati os sítios mais promissores e onde as trutas costumam estar a palmo, e elas não tardaram em sair.






As trutas tiradas e a grande maioria devolvidas foram mais que boas...uma vez que os ribeiros estão secos, elas estão nos rios de maior caudal, como o Neiva!
A salientar também a grande quantidade de corvos marinhos que vejo cada vez que vou ao rio, uma espécie que tem que ser o mais rápido possível inscrita na lista de espécies cinegéticas...já que está a destruir rios e ribeiros!
Boas pescarias a todos!


quarta-feira, 8 de março de 2017

Segunda jornada de pesca


Já tinha passado a grande abertura, mas o vicio continuava a remoer no corpo...sexta já estava de novo nas margens dos rios e ribeiros! Só não pude antes porque os compromissos universitários estão primeiro.
Tinha chovido bastante na noite de quinta para sexta, o que fez com que o caudal dos rios subisse...não de grande forma, mas o suficiente para as águas ficarem completamente negras.
Perante este cenário, o dia estava complicado...decidi então logo ao inicio da tarde, bater um açude do Neiva.
Estive com o meu primo pelo menos 1 hora a coar água, naquela zona do açude e arredores, e nada feito...e ainda por cima a levar com a chuva e pedraço na "tromba" eheheh
Mudamos então de local, o destino era o ribeiro do Fulão na zona de Palme, e logo mal chegamos vimos que água não era tão escura...o que já era bom sinal.
Bati o ribeiro cerca de 500 metros....e que belos metros amigos, a primeira e última truta que mordeu a amostra era bem jeitosa, com os seus 24 cm.
A tarde já estava ganha, aquela truta devia ter ficado ali do ano passado...já que o sítio onde ela se encontrava ficava muito longe do Neiva, e além disso este ano nem cheias houve!


Como depois desta captura coamos ainda mais água, fomos até ao Neiva dar outra olhadela...onde o meu primo conseguiu tirar uma pequenota bem linda!
Já cansados de estar simplesmente a dar banho à amostra e de levar com a chuva, rumamos ao tasco, e as trutas ficaram para outro dia ehehehe


sábado, 4 de março de 2017

Abertura 2017


O momento mais esperado finalmente tinha chegado, o despertador estava a tocar e os olhos se abriam com mais brilho do que o normal para dar inicio à grande manhã do dia 1 de Março.
Eram 06.25 já estava a acomodar o material para arrancar com o meu primo Márcio em direcção ao Rio Neiva...a minha praia!
Fizemos variadíssimos troços de rio...uns mais pobres e mais batidos e outros com alguma fartura de trutas. Comecei a bater um troço onde desaguava um afluente e tirei logo duas belas trutas que foram prontamente devolvidas ao seu ambiente natural.
Pouco depois e já tendo conversado com o meu primo, ele que tinha tirado também duas pequenas...chegava a minha vez de tirar a primeira truta de um calibre normal.



Depois de toda esta agitação de pequenas trutas avançamos ainda mais para jusante neste troço, até que decidimos que o melhor era mesmo trocar de zona de rio.
Chegados ao novo local, também com um afluente truteiro ao lado, vimos um pescador à minhoca...o meu primo também estava à minhoca e logo isso não era bom sinal...
Logo que o "artista" arrancou fui fazer um lançamento na zona de junção entre o ribeiro e o Neiva.
Lanço para o preciso local e passados segundos sinto duas pancadas e uma força na linha...era uma boa truta, que sentindo-se presa começou a tentar subir o regato e a dar saltos, tentando romper a linha. Quando quando a controlei, tirei-a para fora...uma bela truta de 30 cm.


Logo depois disto parti com o meu primo para o açude e começamos a bater a zona...eu tiro logo uma truta de 20 e tais cm e ele quis logo mudar para amostra e deixar a minhoca para outro dia!
Estava prevista a mudança de planos para depois da hora de almoço no meu restaurante preferido o Marilio, onde costumo almoçar na pesca e nos domingos e quintas de caça.
Mas antes disso ainda fui a tempo de tirar mais duas lindas pintonas...desta vez sem medida.



Depois de almoçados e pipo cheio ehehe a tarde ainda rendeu mais...o que ia contra as nossas previsões.
Foram muitas as capturas e as que se soltaram, para morder a amostra numa próxima vez...e também saíram mais duas de 30 cm, o que já não era nada mau e a pescaria já estava mais que feita!
Nota ainda para a visualização de 2 trutas de muito bom calibre, e que para a próxima não tem como me fugir ehehehe
Ficam aqui as fotos das trutas que saíram à tarde e ainda um video com muito humor do meu primo Márcio, de manhã quando tirou a primeira truta do ano!
Abraço a todos e saudações piscatórias! 






Grande Márcio! :) :) ehehe