sábado, 9 de maio de 2015

Tarde num ribeiro do Neiva


Sábado, dia 1 de Maio.Depois de uma semana chuvosa e cinzenta, comecei a pensar em visitar um dos meus ribeiros favoritos do Neiva.
Comecei numa zona um pouco alta e minha intenção era bater o ribeiro até a um sítio mais baixo...dava para uma pescaria de cerca de 4 horas. Montei o material de spinning ligeiro e fiz-me ao ribeiro, que estava com umas condições fantásticas, com cascalho no fundo e muita água fruto da semana chuvosa.
Fiz uns lançamentos na corrente da foto acima mas nada de especial, desço até uma pequena queda de água...e faço o lançamento mesmo para o meio da queda de água e a truta atacou de imediato a amostra...ainda deu umas corridas e tal mas estava bem presa!!!


Fui descendo o ribeiro e deparei-me com uma boa truta no centro da corrente...primeiro lançamento cai ao lado da truta e nada, no segundo lançamento a amostra cai à frente da truta e zumba...truta cravada...mais umas corridinhas, e tal e já estava mais uma....com 26 cm.


Depois desta captura andei cerca de 300 metros a coar água e a única coisa que vi foi 3 pescadores à minhoca, um deles meu conhecido, já tinha capturado 4 trutas mas os outros nada...o dia estava para a amostra!!!
Depois destas conversas entre pescadores passei uma pequena ponte e numa corrente algo profunda e com o fundo cheio de areia tirei três trutas em três lançamentos...era meter e tirar!!!






A seguir desta corrente profunda havia uma corrente com água rasa onde tirei uma truta com 17 cm que devolvi à água e outra com 18 cm que partiu o maxilar e infelizmente não a pude devolver :( .



A partir desta corrente rasa andei uma parte considerável do ribeiro mas nada, as trutas estavam muito desconfiadas...mais uma vez notou-se neste local a elevada pressão da pesca.
As trutas não queriam pegar nem se aproximavam sequer da amostra...mal ela caí-a na água punham-se logo a andar!!! Já no fim do meu percurso tiro uma truta jeitosa de 25 cm.


No global foi uma boa jornada de pesca, apesar de o último troço estar sob pesca intensiva, o troço superior esteve bastante bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.