segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dia de trutas no Ribeiro "secreto" do Lima


Depois das chuvas de quinta eu e a minha equipa de pesca dirigimo-nos para um dos muitos ribeiros do Lima...como já sabíamos que já não íamos ser os primeiros a passar ali naquele dia tentamos a sorte em todos os sítios onde fosse possível meter a cana...tal era a cobertura vegetal!!!

 Chegamos ao local por volta das 14:00 horas.A nossa estratégia era pescar de montante para jusante e quando chegamos ao ribeiro verificamos que ele se apresentava com uma tonalidade acastanhada o que era perfeito.
 A nossa equipa de pesca nesse dia contava com 4 elementos.Um deles ficaria ao escalos e os outros 3 incluindo eu, partiam ás trutas!!!Como sempre eu era o único ao spinning que começou logo a dar frutos!!No segundo lançamento do dia tiro uma truta de 23 cm.


Motivado por esta captura lancei a amostra para o mesmo sitio mas mais nada picou a colher que era uma Super-Vibrax nº1, por isso comecei a descer o ribeiro e 10 minutos depois desta captura faço um lançamento numa corrente com cascalho e já cantava a segunda do dia...com 21 cm.


 Depois disto passei uma hora sem toques na amostra e cheguei a um poço, que tinha um cardume de escalos e bogas e não resisti !!! Tirei a colher da cana e meti a minhoca!!!
 Tive meia hora naquele poço a divertir-me com uma cana de spinning ligeiro aos escalos :). Tirei 5, dois deles a rondar os 15 cm e os outros sem medida, devolvidos à água tal como a única boga que capturei.


~

 E quando nada o fazia prever os escalos afastaram-se todos dali e apareceu uma truta de bom tamanho...abriu a boca e engoliu a minhoca.Eu estiquei a linha e a truta deu umas cambalhotas na água e tentou fugir para montante mas como estava com 0,18 canseia-a bem e depois de 2 minutos de luta ela cansou-se e eu arranquei-a para fora uma boa truta com 33 cm...assim do nada!!!


 Depois destas 'peripécias' voltei à amostra e comecei logo por bater um bom açude que se seguia...fiz vários lançamentos para a espuma e para o meio da corrente...mas nada,foi num lançamento para o outro lado do ribeiro que tirei mais uma truta com 22 cm.


Abaixo deste açude o meu pai tirou um verdadeiro troféu para o tamanho deste ribeiro uma truta de digno respeito...com 44 cm que deu uma luta impressionante!!!


 Depois desta espectacular captura por parte do meu pai continuei  para jusante e depois de várias trutas se terem soltado da amostra,cravei mais uma...mas desta vez bem cravada o que não lhe deu hipóteses de fuga!!! 


 O tempo já estava a escassear e não cravei, nem senti qualquer truta a morder a colher por isso terminei a pescaria, tal com os meu companheiros. Foram capturadas 16 trutas...o meu pai...meu professor desta arte foi o que tirou mais, como quase sempre!!! Eu em segundo e o meu primo Márcio em terceiro já o Cesário que ficou aos escalos tirou 11. Foi um grande dia de pesca talvez o melhor do ano...que venham mais destes !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.