quinta-feira, 21 de maio de 2015

Às trutas na zona de Palme


 Na semana passada depois de alguma chuva desloquei-me para a zona de Palme onde passa o ribeiro do Fulão.Quando cheguei ao local o ribeiro levava um caudal razoável para esta altura do ano, água branca e o céu estava encoberto com abertas.
Comecei por usar a Super-Vibrax nas zonas com maior profundidade mas a pesca não estava a correr muito bem e eu só parava nos locais mais promissores...no entanto revolvi deitar a amostra num pequeno poço que não parecia nada de especial...primeiro lançamento e vejo uma truta a seguir a amostra mas à distancia de segurança, deito mais algumas vezes para la e  a truta sempre a fazer o mesmo...decidi então deitar a amostra ainda mais para o fundo do poço e quando ela já vinha a meio a truta ataca a amostra e eu tiro-a para fora...custou mas ficou!!!Uma truta-fário com 20 cm.
 Depois desta captura a pescaria continuava fraca e as trutas nem se viam naquela zona...por isso fui pescar mais para jusante.
O ribeiro nesta parte já tinha maior caudal e a quantidade de água já era suficiente para ter um bom exemplar, também mudei a mostra para uma Rocha nº1 pinta azul...comecei a pescar numa corrente de seixos lanço a amostra para o outro lado da margem e nem deu tempo de começar a recuperar...a truta já esticava a linha!!!
Ainda deu alguma luta mas algum tempo depois rendeu-se...uma boa truta de 25 cm.



 Com esta boa captura ainda ganhei alguma esperança que a pescaria melhora-se mas pelo contrario, continuou igual e por isso acabei com a pescaria pouco depois...as trutas estavam mais que finas!!!

sábado, 9 de maio de 2015

Tarde num ribeiro do Neiva


Sábado, dia 1 de Maio.Depois de uma semana chuvosa e cinzenta, comecei a pensar em visitar um dos meus ribeiros favoritos do Neiva.
Comecei numa zona um pouco alta e minha intenção era bater o ribeiro até a um sítio mais baixo...dava para uma pescaria de cerca de 4 horas. Montei o material de spinning ligeiro e fiz-me ao ribeiro, que estava com umas condições fantásticas, com cascalho no fundo e muita água fruto da semana chuvosa.
Fiz uns lançamentos na corrente da foto acima mas nada de especial, desço até uma pequena queda de água...e faço o lançamento mesmo para o meio da queda de água e a truta atacou de imediato a amostra...ainda deu umas corridas e tal mas estava bem presa!!!


Fui descendo o ribeiro e deparei-me com uma boa truta no centro da corrente...primeiro lançamento cai ao lado da truta e nada, no segundo lançamento a amostra cai à frente da truta e zumba...truta cravada...mais umas corridinhas, e tal e já estava mais uma....com 26 cm.


Depois desta captura andei cerca de 300 metros a coar água e a única coisa que vi foi 3 pescadores à minhoca, um deles meu conhecido, já tinha capturado 4 trutas mas os outros nada...o dia estava para a amostra!!!
Depois destas conversas entre pescadores passei uma pequena ponte e numa corrente algo profunda e com o fundo cheio de areia tirei três trutas em três lançamentos...era meter e tirar!!!






A seguir desta corrente profunda havia uma corrente com água rasa onde tirei uma truta com 17 cm que devolvi à água e outra com 18 cm que partiu o maxilar e infelizmente não a pude devolver :( .



A partir desta corrente rasa andei uma parte considerável do ribeiro mas nada, as trutas estavam muito desconfiadas...mais uma vez notou-se neste local a elevada pressão da pesca.
As trutas não queriam pegar nem se aproximavam sequer da amostra...mal ela caí-a na água punham-se logo a andar!!! Já no fim do meu percurso tiro uma truta jeitosa de 25 cm.


No global foi uma boa jornada de pesca, apesar de o último troço estar sob pesca intensiva, o troço superior esteve bastante bem.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dia de trutas no Ribeiro "secreto" do Lima


Depois das chuvas de quinta eu e a minha equipa de pesca dirigimo-nos para um dos muitos ribeiros do Lima...como já sabíamos que já não íamos ser os primeiros a passar ali naquele dia tentamos a sorte em todos os sítios onde fosse possível meter a cana...tal era a cobertura vegetal!!!

 Chegamos ao local por volta das 14:00 horas.A nossa estratégia era pescar de montante para jusante e quando chegamos ao ribeiro verificamos que ele se apresentava com uma tonalidade acastanhada o que era perfeito.
 A nossa equipa de pesca nesse dia contava com 4 elementos.Um deles ficaria ao escalos e os outros 3 incluindo eu, partiam ás trutas!!!Como sempre eu era o único ao spinning que começou logo a dar frutos!!No segundo lançamento do dia tiro uma truta de 23 cm.


Motivado por esta captura lancei a amostra para o mesmo sitio mas mais nada picou a colher que era uma Super-Vibrax nº1, por isso comecei a descer o ribeiro e 10 minutos depois desta captura faço um lançamento numa corrente com cascalho e já cantava a segunda do dia...com 21 cm.


 Depois disto passei uma hora sem toques na amostra e cheguei a um poço, que tinha um cardume de escalos e bogas e não resisti !!! Tirei a colher da cana e meti a minhoca!!!
 Tive meia hora naquele poço a divertir-me com uma cana de spinning ligeiro aos escalos :). Tirei 5, dois deles a rondar os 15 cm e os outros sem medida, devolvidos à água tal como a única boga que capturei.


~

 E quando nada o fazia prever os escalos afastaram-se todos dali e apareceu uma truta de bom tamanho...abriu a boca e engoliu a minhoca.Eu estiquei a linha e a truta deu umas cambalhotas na água e tentou fugir para montante mas como estava com 0,18 canseia-a bem e depois de 2 minutos de luta ela cansou-se e eu arranquei-a para fora uma boa truta com 33 cm...assim do nada!!!


 Depois destas 'peripécias' voltei à amostra e comecei logo por bater um bom açude que se seguia...fiz vários lançamentos para a espuma e para o meio da corrente...mas nada,foi num lançamento para o outro lado do ribeiro que tirei mais uma truta com 22 cm.


Abaixo deste açude o meu pai tirou um verdadeiro troféu para o tamanho deste ribeiro uma truta de digno respeito...com 44 cm que deu uma luta impressionante!!!


 Depois desta espectacular captura por parte do meu pai continuei  para jusante e depois de várias trutas se terem soltado da amostra,cravei mais uma...mas desta vez bem cravada o que não lhe deu hipóteses de fuga!!! 


 O tempo já estava a escassear e não cravei, nem senti qualquer truta a morder a colher por isso terminei a pescaria, tal com os meu companheiros. Foram capturadas 16 trutas...o meu pai...meu professor desta arte foi o que tirou mais, como quase sempre!!! Eu em segundo e o meu primo Márcio em terceiro já o Cesário que ficou aos escalos tirou 11. Foi um grande dia de pesca talvez o melhor do ano...que venham mais destes !!!

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Troféu no Rio Neiva



 Já com metade da pescaria feita em pleno domingo,começamos a pensar para onde iríamos pescar de tarde depois de termos estado no ribeiro de Cardielos e Portuzelo...o Neiva pareceu-nos um bom cenário para tirar uns bons peixes e depois de dar uma olhadela,verificamos que a água ainda estava escura.
 Tal como de manhã eu era o único a pescar à colher...uma Super Vibrax nº2 florescente...a indicada para águas turvas.
 Na primeira hora de pesca distanciei-me um pouco dos meus companheiros e como o Neiva não estava a dar cartas entrei num ribeiro que levava já água branca...por isso troquei a colher para a Mepps nº1...e passados alguns minutos ainda no desembocar do ribeiro no Neiva tirei uma truta com 22 cm.

 Como o dia estava bom para águas claras pois havia muita humidade e o céu encoberto, com abertas decidi dedicar-me exclusivamente àquela linha de água e como tal fiz-me para montante...e num pequeno lançamento de cerca de 3 metros e quando já ia retirar a amostra da água uma truta abre a boca e crava-se sozinha, isto a cerca de 1 metro de mim...uma truta pequena com 14 cm logo devolvida à água!!!

 Depois desta captura no ribeiro não tirei mais nada durante cerca de uma hora...e comecei a caminhar de novo para jusante até ao sitio onde estava o meu pai e o meu primo no açude do Neiva.
 Já perto do local ouço o carreto do meu pai a 'chiar' e vi logo que era peixe grande...quando chego ao local o peixe dá  umas corridas para cima e outras para baixo...muitas cabeçadas...um peixe violento!!!Com aquela força toda só podia ser um valente barbo...dito e visto...o meu pai passados 5 minutos tirou o camaroeiro e apanhou o bicho que mediu 53 cm e pesou cerca de 2 kilos...um Sr.barbo!!!
 A pescaria ficou acabada logo ali e ficou fechado mais um grande dia de pesca!!!