sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Estado do ribeiro do Fulão e uma boa truta morta


No último dia da caça geral, andei grande parte do dia ao lado do majestoso ribeiro do Fulão, que em geral apresentava algumas correntes com alguma vivacidade.
O ribeiro não levava o caudal mais apropriado para esta altura do ano, mas as trutas viam-se regularmente no centro da corrente.
Como já venho descrevendo em postagens anteriores, este ribeiro pertence à concessão de pesca do Rio Neiva...ou seja está incluído na mesma. Nos últimos anos, esta linha de água tem vindo a subir a sua densidade truteira...e foi com grande espanto, que numa corrente menos profunda, vi uma truta de muito bom calibre morta e presa num ramo no fundo do ribeiro.
Avaliei rapidamente o sitio onde a mesma se encontrava e com a ajuda de um caçador da minha equipa consegui retirar a mesma do ribeiro!
Não tinha o material mais adequado para a medir, mas através da minha mão concluí que teria entre 31 e 32 cm....o que era excelente para o ribeiro.
Era um bom macho e bem alimentado, se salientar que se fosse uma fêmea poderia ter sido pior...
Até hoje não encontro razões para esta boa truta ter morrido...as condições estavam impecáveis e muitas trutas circulavam nas redondezas.
Também a referir que a truta tem na parte perto da cabeça um pouca branca e arranhada...talvez causa da sua morte ou do ramo onde estava presa.
É um mistério que deixa alguns pescadores a pensar já nas trutas...a ver vamos como corre o ano 2017 que está aí a chegar!






sábado, 24 de dezembro de 2016

Boas Festas 2016


A todos os amigos e colaboradores do TRUTAS ALTOMINHO, desejo boas festas, sucesso e muita saúde! Um abraço e mais uma vez boas festas!



terça-feira, 29 de novembro de 2016

Ribeiro de Afife antes das chuvadas fortes



Antes das últimas chuvas, estas já com alguma intensidade que subiram para o nível normal o caudal dos cursos de água, passei por um ribeiro truteiro e com alguma fama.

O ribeiro de Afife é uma zona onde habitam algumas trutas bravias e assim autóctones uma vez que o ribeiro desagua diretamente no mar...sendo possível encontrar pequenas mariscas na foz.
Passei pela zona que passa junto da linha do comboio e avistei algumas trutitas à tona da água.
Já não foi mau, e talvez no próximo ano lhe faça uma visita!


terça-feira, 18 de outubro de 2016

Ribeiro do Fulão em finais de Agosto

Na abertura e nos dias seguintes da caça à rola e pombo tive oportunidade de estar mesmo ao lado do ribeiro do Fulão...cheguei a passar algumas vezes por ele e não hesitei em tirar algumas fotos.
O cenário muda um pouquinho em relação ao dia de hoje...alguma zona de poços e a corrente a subir ligeiramente, subindo também o nível das águas, sendo assim esperam-se chuvas mais fortes que estas.




sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A melhor pescaria no Neiva


Em princípios de Maio eu e mais dois amigos pescadores decidimos fazer um belo troço de correntes e açudes do Neiva. Pelas 05:30 o despertador já chateava e por volta das 06:00 estávamos já nas margens do Rio Neiva.
Fiz os meus primeiros lançamentos a seguir a um açude, numa bela corrente...ainda mal se via!
E no segundo lançamento que faço para jusante sinto uma pressão na linha...dou um esticão e cravo a truta. Ainda tive que ter algum cuidado para a mesma não se soltar, estava a puxa-la contra a corrente...após uns segundos tiro-a para fora, uma linda truta do Neiva com 28 cm.


O açude que estava ali perto foi batido aos palmos, mas sem sinal de trutas por isso avançamos para jusante onde o Paulinho tirou a sua primeira truta, devolvida segundos depois da foto ao seu ambiente natural.

Continuamos no mesmo sentido mas mais nada picou as nossas amostras, por isso dirigimo-nos para outra zona do Neiva.
Mal chegamos ao local e logo nos primeiros lançamentos eu e o Paulinho sacamos 1 truta cada um, a do Paulinho acabou por ser devolvida à água...já a minha era uma boa truta de 31 cm que nem deu muita luta.


Depois disto batemos o açude que se seguia e uma bela corrente mas apenas algumas trutas tiveram a ousadia necessária para morder a colher...e a maioria de pequeno tamanho.




Já com as trutas bastante ariscas neste local eu tive a ideia de visitar um outro local do Neiva, conhecido por ter grandes troféus e trutas de Kilo.
Fiados nessas trutas de kilo e com aquela água na boca fomos para o tão desejado local...mas as trutas estavam desaparecidas.
Já nos últimos lançamentos eu tiro uma truta de 26 cm.


E foi assim a melhor pescaria no Neiva, com algumas micro trutas pelo meio...essas com uma grande densidade que certamente serão uma mais valia para o Neiva.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Algures numa linha de água do Neiva


Esta pescaria, num ribeiro de tamanho bastante reduzido e que passa numa grande densidade arbustiva, veio a dar umas boas alegrias num final de tarde com o calor já a fugir.
Cheguei ao ribeiro e montei o material de spinnig ligeiro, o calor já não era muito e a apesar de na altura ser Maio, o ribeiro ainda levava uma boa quantidade de água.

O meu trajeto estava bem definido...tinha pouco mais de uma hora para bater o troço de ribeiro até ao Neiva e se possível tirar trutas com medida...que neste ribeiro já seriam como verdadeiros troféus!!
Correu que nem uma maravilha...desci o ribeiro sem qualquer problemas e saquei 4 trutas...entre elas 2 "troféus" de 23 cm e 22 cm.
Foi uma hora em cheio...melhor não podia pedir...agora só para o ano!!!

~




quinta-feira, 16 de junho de 2016

Em Abril no ribeiro do Fulão


O tempo já levou alguns dos bons momentos desta bela pescaria...mas só agora me foi possível descreve-la!!
Era mais uma tarde de aguaceiros de Abril e as águas do ribeiro com alguma cor...decidi então partir atrás das pintonas com o meu pai que iria pescar à minhoca.
É o segundo ano que este ribeiro está inserido na concessão e não se tem saído nada mal.
Comecei perto de uma ponte romana..fui descendo o ribeiro, mas as trutas não se mostravam interessadas na amostra...foi num bom poço que tiro a primeira truta com 26 cm.


Logo a seguir a esta boa captura tiro um pequeno exemplar que foi imediatamente devolvido ao seu ambiente natural.


Depois destas peripécias fiz algumas curvas de ribeiro...bastante generosas mas sem resultados, por isso carreguei algum tempo numa zona de areia...onde costumam estar boas trutas.
Não estava enganado...uma razoável truta de 22 cm atacou a amostra...com umas belas cores..muito parecidas com o fundo do ribeiro.


Depois disto fui ter ao encontro do meu pai que tinha tirado uma bela truta de 30 cm...e ficou assim concluída mais uma jornada de pesca.

domingo, 5 de junho de 2016

Festa da truta - Paredes de Coura


Depois de quase dois meses fora do blog, por vários motivos...eis que estou de volta!!
O tempo é escasso...e passa muito rápido, tem sido praticamente impossível fazer qualquer publicação no blog....melhores dias virão!

Para começar nada mais, nada menos que a festa da truta em Paredes de Coura...bruto festival em que o último dia foi hoje. Foi com muito gosto que visitei aquele local...histórico nesta grande modalidade.
Encontrei no local muitos tipos de gastronomia, acima de tudo relacionados com o meio ambiente...por outras palavras a pesca e a caça.
E também não podia deixar de dizer que houve uma largada de trutas na praia fluvial do Tabuão...eu só visitei o local no dia seguinte ao da largada, hoje, e fiquei encantado com as condições do Rio Coura e também pela grande densidade de todo o tipo de peixe.
Consegui fotografar uma boa truta arco-íris, provavelmente uma das tais, largadas no dia anterior...esta era uma de muitas...uma de muitas de kilo que deambulavam por ali.
Foi um grande dia rodeado pela pesca desportiva e o ar puro da zona...um convívio para repetir no ano seguinte!!





quinta-feira, 21 de abril de 2016

As primeiras trutas 2016 do ribeiro de Portuzelo


Depois de uma breve pescaria no ribeiro Pisco avancei para o ribeiro de Portuzelo, onde a minha intenção era tirar as primeiras trutas de 2016. Estava com a companhia do meu pai e por isso cada um avançou para direções opostas, eu dirigi-me para montante e o meu pai para jusante.
Cada um a pescar com spinning ligeiro e a tentar mexer algumas trutas que estariam de certeza bem picadas depois de nos primeiros dias de pesca terem sido bem testadas pelos pescadores.

Comecei por bater um açude e senti um pequeno toque na amostra, era truta pequena que se fez à colher. Ainda com o meu pai nas redondezas tive oportunidade de o ver a tirar uma pequena truta que foi devolvida à água...a primeira do ribeiro de Portuzelo temporada 2016.


Depois desta captura afastei-me daquela zona e concentrei esforços numa zona funda de corrente fraca...mas nem um toque tive e por isso caminhei ainda mais para montante e chegeui a,local que me parecia permissor um mini açude seguido de uma bela curva funda.
Comecei a fazer lançamentos para jusante e a recuperar a amostra até ao açude...cm a cm daquela zona que estava a ser batida...até que sinto ao longe um puxão...cravo e a truta começa a dar uns saltos ainda pensei que a perdesse pois estava muito longe da margem mas pouco depois estava em terra firme...uma truta com 22 cm.


Entusiasmado por esta captura avancei ainda mais para montante mas os resultados fracassaram, nem um toque tive por isso voltei até ao local onde tinha tirado a truta.
Andei cerca de 10 metros mais para jusante e faço um lançamento para o outro lado do ribeiro, estava a uma grande altura do do leito...se apanhasse alguma truta teria que ter o máximo cuidado para não a deixar cair à água... já a amostra mal trabalhava devido à altura a que eu estava. 
Mesmo assim uma truta veio à tona e atacou a amostra, eu deixei-a cansar-se até que pudesse tira-la do ribeiro sem abanões. Assim foi, depois de cansada tirei-a para fora...mais uma linda truta com 22 cm e com uma belas cores.


Depois disto mais nada aconteceu e fui até ao encontro do meu pai e fechamos a pescaria no ribeiro de Portuzelo. O meu pai que avançou para jusante tirou várias trutas pequenas, todas devolvidas à água o que mostra uma grande densidade de truteira no ribeiro de Portuzelo.



terça-feira, 19 de abril de 2016

Primeira pescaria no Ribeiro de Pisco


Vindo de uma pescaria dos nos ribeiros do Lima resolvi explorar mais um...desta vez foi o ribeiro de Pisco, iría ser a primeira  pescaria ás trutas do ribeiro de Pisco.
O ribeiro de Pisco é um afluente do grande ribeiro de Portuzelo e possuí belas correntes, um caudal normal para um ribeiro e também algumas trutas.

Comecei a bater o ribeiro desde a foz do mesmo, no ribeiro de Portuzelo até a uma pequena ponte...a minha intenção era só conhecer um pouco este ribeiro e avançar para outro local. O troço que iria pescar não ultrapassava os 200 metros e deveria ser suficiente para tirar uma truta.

Fiz um troço com muito arvoredo até ao primeiro açude, comecei a fazer lançamentos para a corrente do açude mas nada atacava a amostra, comecei então por fazer um primeiro lançamento na levada e de repente uma truta surge e ataca a amostra como nunca tivesse visto uma...vários ataques seguidos mas não se cravou. Lanço de novo para o mesmo sítio e a truta ataca de novo a amostra e cravo instantaneamente...a truta sentindo-se presa tentou libertar-se mas não o permiti antes de lhe tirar uma foto. A minha primeira truta do ribeiro de Pisco com 16 cm...uma bela truta!!




Ainda com cerca de 50 metros pela frente ainda pensei que fosse tirar mais alguma truta, mas mais nada atacou a amostra. Foi uma boa jornada neste ribeiro...a primeira para explorar terreno e ver as características do ribeiro. Espero brevemente voltar a visita-lo noutra zona.

domingo, 17 de abril de 2016

A primeira pescaria no Rio Neiva


Ainda dentro do mês de março, e com o caudal já reduzido devido à pouca precipitação nessa altura decidimos atacar o Neiva, os ribeiros já estariam bem batidos e com pouca água.
Estava previsto percorrermos um belo troço de Rio e com bastante vegetação, troço esse que pertence à concessão.
Como éramos dois íamos bater bem o troço e não deixar muitas zonas promissoras para trás. Iríamos pescar ao spinning normal, ambos com colher Nº 2.
Chegados ao local eram cerca de 08:30, estava um dia de sol e as primeiras horas da manhã iriam ser determinantes.
O primeiro açude, numa série de 5 que iríamos bater era um açude com bons poços e correntes...tive logo um toque mas a truta desapareceu de imediato...na corrente seguinte ao açude o meu companheiro, Paulinho, tira a primeira truta do dia com 22 cm.


Depois de batido o primeiro açude partimos para o seguinte, mas não vimos qualquer truta, nem tivemos toques. Seguia-se o terceiro açude já mais promissor...um pouco antes deste açude faço um lançamento para o outro lado do rio e uma truta ataca de imediato, ainda deu algumas voltas mas tirei-a para fora. Um linda truta com 26 cm, mas bastante magra.


Já em pleno açude tivemos uma truta que escapou ao Paulinho quando já vinha para terra firme, que assim fica para uma próxima...continuamos a caminhar para jusante e visualizamos belos sítios de pesca, mas as trutas estavam desconfiadas.
Numa bela corrente tiro uma linda truta...com umas cores espantosas...beleza única do Neiva, já mais gorda e com 25 cm.


Depois desta captura nada mais picou a amostra e fizemos o trajecto definido...com 4 horas de pesca no Neiva tinha sido uma primeira jornada a sério mas com poucas capturas...esperam-se melhores dias de pesca.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Rio Ave


Recentemente estive de passagem pela beira do Rio Ave, zona baixa, e fiquei surpreendido com os bons açudes e quantidade de água que alberga. Outrora um rio que continha grandes salmões e trutas mariscas...agora não passa de uns rios mais poluídos da Europa.
Era muito interessante um plano de recuperação para este  maravilhoso rio que nos últimos anos tem sido aterrorizado pelos constantes ataques.
Fica a ideia de recuperar um belo rio.




domingo, 10 de abril de 2016

Um mês depois no ribeiro do Fulão


Cerca de um mês depois resolvi pescar de novo no ribeiro do Fulão. Iria pescar somente no troço concessionado, o troço que é menos batido e onde contêm os maiores exemplares.
O dia apresentava-se nublado com alguns chuviscos e quando cheguei ao local o ribeiro levava uma quantidade normal para a altura do ano, a água era límpida e as margens estavam bastante calcadas.

Comecei por fazer o primeiro açude mas sem resultados...comecei então a avançar para jusante, como é habitual, vi algumas trutas mas estas mostravam-se muito ariscas e nem se mexiam quando viam a amostra passar...ou então assustavam-se quando a mesma caía na água.
Continuei a insistir nos pontos mais quentes, entre eles açudes e correntes mais fundas até que tiro a primeira truta do dia...uma miniatura mas muito bonita.


Segui o meu caminho para jusante e um pouco antes de uma ponte vejo uma boa truta a fazer-se à amostra, lanço mais um a vez para o mesmo local e truta segue a amostra...lanço de novo amostra  e desta vez mais para jusante ainda e a truta ataca a amostra de forma violenta...ainda deu dois saltos na água mas estava bem presa pelo anzol triplo...mais um pouco de luta e tiro-a para fora.
Com 28 cm era um bom exemplar para o ribeiro do Fulão...que com esse tamanho tinha batido o record deste ano. O anterior era de 27 cm no dia 2 de março.



Passei a ponte e o resto do troço que restava era um bom troço e perto do Neiva poderia estar um bom exemplar à minha espera.
Cerca de 200 metros a jusante do local onde tinha capturado a última truta apanho mais uma pequenita com umas belas cores, logo devolvida ao seu ambiente natural.
Até final do ribeiro mais nada tirei e dei por terminada a pescaria.