No último dia da caça geral, andei grande parte do dia ao lado do majestoso ribeiro do Fulão, que em geral apresentava algumas correntes com alguma vivacidade.
O ribeiro não levava o caudal mais apropriado para esta altura do ano, mas as trutas viam-se regularmente no centro da corrente.
Como já venho descrevendo em postagens anteriores, este ribeiro pertence à concessão de pesca do Rio Neiva...ou seja está incluído na mesma. Nos últimos anos, esta linha de água tem vindo a subir a sua densidade truteira...e foi com grande espanto, que numa corrente menos profunda, vi uma truta de muito bom calibre morta e presa num ramo no fundo do ribeiro.
Avaliei rapidamente o sitio onde a mesma se encontrava e com a ajuda de um caçador da minha equipa consegui retirar a mesma do ribeiro!
Não tinha o material mais adequado para a medir, mas através da minha mão concluí que teria entre 31 e 32 cm....o que era excelente para o ribeiro.
Era um bom macho e bem alimentado, se salientar que se fosse uma fêmea poderia ter sido pior...
Até hoje não encontro razões para esta boa truta ter morrido...as condições estavam impecáveis e muitas trutas circulavam nas redondezas.
Também a referir que a truta tem na parte perto da cabeça um pouca branca e arranhada...talvez causa da sua morte ou do ramo onde estava presa.
É um mistério que deixa alguns pescadores a pensar já nas trutas...a ver vamos como corre o ano 2017 que está aí a chegar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.