No dia 27 de Dezembro, decidi ver como estavam as condições do ribeiro de Fragoso em 3 troços específicos: Um muito a montante ainda no sopé da serra de S.Gonçalo, onde o ribeiro nasce,o segundo troço seria uma parte intermédia do ribeiro e por fim o ultimo troço seria a sua foz no Rio Neiva.
Este é um ribeiro com cerca de 6 km com umas águas geralmente límpidas e com pouca poluição, um ribeiro muito importante para o Neiva uma vez que nunca seca no Verão e tem uma quantidade de água bastante interessante.
No primeiro troço não fiquei muito agradado com a situação, o caudal era algo baixo,ao menos o nível de poluição era nulo e não visualizei qualquer actividade dentro de água. Penso que com o Verão extremo que tivemos e a pouca chuva que se fez sentir tenha levado as trutas para jusante,o que se veio a provar.
No troço intermédio a coisa já era diferente, naturalmente o ribeiro tinha um caudal maior e a atividade dentro de água não era má...consegui visualizar 7 trutas numa levada e o nível de poluição continuava a ser nulo.
No último troço ( foto de capa ), o nível de poluição estava igual, a temperatura da água estava um pouco quente para esta época do ano e as trutas estavam a fazer os seus ninhos à entrada do ribeiro algo que me deixou bastante contente. Mais uma vez o ribeiro de Fragoso deixa boas impressões, apesar da pouca água presente continua a ser um ribeiro com bastante potencial truteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.