sábado, 30 de janeiro de 2016

Repovoamento de 400 trutas no Neiva e Furtivos


O Neiva foi repovoado há uns tempos, em variados troços concessionados com 400 trutas de 14 cm por isso a curiosidade era grande em ver como estava o troço da concessão.  
Por estes dias decidi visitar o Rio Neiva, num troço que se estendeu desde a ETAR até à estrada N13...foi um percurso longo com boas e más noticias.
Ao longo do percurso foi visível a grande limpeza que as cheias fizeram, o rio depois das cheias ficou com uma grande qualidade para a pesca...limpou margens, renovou os leitos e fez com que muitas trutas subissem para montante do rio e para afluentes.
Foi possível ver em varias linhas de água algumas das trutas repovoadas, pequenas mas a alimentar-se no centro da corrente...já exemplares de bom tamanho não visualizei nenhum, a corrente era forte e não me possibilitava grandes visões e a temperatura da água era bastante fria por isso a atividade das trutas era muito pouca.

Más noticias houve algumas visualizei corvos que quando me avistaram levantaram logo voo  um mau sinal para os pescadores, já a nível de poluição era muito reduzido, a não ser um afluente bastante poluído que falarei noutro post.
Mas o caso mais PREOCUPANTE foi a visualização de FURTIVOS 20 metros antes do açude "Minante" famoso por ter grandes troféus. Os indivíduos eram dois parados um de cada lado a pescar ao fundo, ignoraram a minha presença mas bastante desconfiados, eu era para ligar para o SEPNA mas não tinha o telemóvel comigo por isso quando foi possível informei os membros da associação.


A associação irá tomar medidas para este tipo de pessoal que são uns fora da lei e não respeitam nada nem ninguém!! Era de valor colocarem um ou dois guarda rios nestes troços pois só assim esses malandros deixavam o rio!!
Para concluir penso que o Rio Neiva contem todas as condições para ser um grande ano, tirando estes problemas.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Amostras Celta

As colheres Celta  são consideradas pelos pescadores como uma boa colher para a pesca ao spinning.
Tem uma ação interessante sendo que o modelo mais utilizado é a Pena de Gaio.
A Celta Pena de Gaio é uma colher que funciona bem quando é recuperada a favor, esta é uma colher destinada a ser usada em águas paradas, podendo ser recuperada de uma forma bastante lenta, mas também pode ser usada em algumas correntes.



Também existe uma colher para águas correntes, que é a Celta Long que é uma versão mais recente que a anterior, e que se destina a águas com grande corrente ou seja uma colher para rios profundos com corrente.

Relativamente ao todo da amostra Celta posso dizer que é uma boa amostra para os pescadores, tendo já um lugar reservado na minha caixinha de amostras, para as Celta Pena de Gaio. Já testei com sucesso o modelo Pena de Gaio e fiquei agradado !!!
De resto não posso falar dos outros modelos, pois nunca tive oportunidade de os utilizar, mas penso que serão uma boa opção para qualquer pescador.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Estado Ribeiro de Portuzelo

Na semana passada depois de grandes chuvas e ventos, os rios e ribeiros transbordaram dos seus habituais leitos e já não era sem tempo. O ribeiro de Portuzelo não foi exceção e elevou e muito o seu caudal, potenciando assim a subida de algumas mariscas e também a limpeza de zonas já com muita "erva" de rio.
Com estas chuvas os pescadores começam a ver com bons olhos a temporada 2016...muitos deles já preparando o local da abertura.





sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Estado Ribeiro do Chouso


Nesta semana muito chuvosa todos os cursos de água subiram de volume.Estas cheias "repentinas" são muito bem vistas pelos pescadores,os rios e ribeiros já estavam a precisar de uma valente lavadela dos seus leitos. Também estão a ser importantes uma vez que as trutas andam no pico da sua desova...certamente que vários exemplares tem subido os ribeiros à procura de excelentes sítios para desovar...e o ribeiro do Chouso não é excessão,aumentou o seu volume para 2 ou 3 vezes superior ao caudal de antes das chuvas e certamente que estará cheio de bons reprodutores no ceio da corrente...uma corrente bastante boa para ter umas boas trutas!! Vais ser um ribeiro a ter em conta na próxima época,este ribeiro que pertence à nova Concessão do Rio Neiva pode vir a fazer com se tenha algumas surpresas!

domingo, 3 de janeiro de 2016

Estado Ribeiro de Fragoso



No dia 27 de Dezembro, decidi ver como estavam as condições do ribeiro de Fragoso em 3 troços específicos: Um muito a montante ainda no sopé da serra de S.Gonçalo, onde o ribeiro nasce,o segundo troço seria uma parte intermédia do ribeiro e por fim o ultimo troço seria a sua foz no Rio Neiva.
Este é um ribeiro com cerca de 6 km com umas águas geralmente límpidas e com pouca poluição, um ribeiro muito importante para o Neiva uma vez que nunca seca no Verão e tem uma quantidade de água bastante interessante.

No primeiro troço não fiquei muito agradado com a situação, o caudal era algo baixo,ao menos o nível de poluição era nulo e não visualizei qualquer actividade dentro de água. Penso que com o Verão extremo que tivemos e a pouca chuva que se fez sentir tenha levado as trutas para jusante,o que se veio a provar.



No troço intermédio a coisa já era diferente, naturalmente o ribeiro tinha um caudal maior e a atividade dentro de água não era má...consegui visualizar 7 trutas numa levada e o nível de poluição continuava a ser nulo.



No último troço ( foto de capa ), o nível de poluição estava igual, a temperatura da água estava um pouco quente para esta época do ano e as trutas estavam a fazer os seus ninhos à entrada do ribeiro algo que me deixou bastante contente. Mais uma vez o ribeiro de Fragoso deixa boas impressões, apesar da pouca água presente continua a ser um ribeiro com bastante potencial truteiro.