terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Estado do Rio Lima


Já é um hábito antes de março divulgar o caudal de alguns rios truteiros, desta vez o grande Lima.
O Lima é um poderoso rio truteiro, o pai de muitos excelentes rios onde pesco, e que lhes proporciona a subida de grandes e bons exemplares. Foi com agrado que observei que neste momento está com umas boas condições para a pesca.


Pelos sinais das margens não houve grandes cheias no Lima, e o rio encontrava-se com um caudal normal. As barragens estavam a debitar normalmente, sendo isso uma boa notícia, já que elas praticamente condicionam e muito a pesca no rio Lima. A temperatura da água também estava num estado normal para esta altura do ano.
O Lima no seu percurso conta com alguns focos de poluição, e foi com desagrado que observei que a qualidade da água não era a melhor. A poluição continua a ser um dos principais fatores de morte das trutas nos rios truteiros de portugal.

Penso que o Lima reúne umas boas condições para a pesca à truta, mas talvez não o visite este ano uma vez que os meus troços preferidos estão sob pesca profissional.


sábado, 16 de fevereiro de 2019

Águas de pesca aos salmonídeos


Uma vez que na última publicação tive algumas pessoas com algumas questões sobre as águas salmonídeas, vou tentar tirar algumas dúvidas.
Águas salmonídeas são aquelas que albergam trutas e salmões, ou espécies dessa família ( Salmonidae).
De acordo com o nº1 do artigo 5º do Decreto -Lei nº 112/2017, de 6 de setembro, foram classificadas pelo ICNF como águas salmonídeas, as seguintes massas de água:

http://www2.icnf.pt/portal/pesca/pescludica/resource/doc/Aguas-pesca-salmonideos-11jan2018.pdf

Também importa referir que nas águas de pesca aos salmonídeos:

   Apenas é permitido o uso de uma cana.
   Durante o período em que a pesca da truta está proibida, as restantes também estão todas ( nessas águas).
   Durante o período de pesca da truta, cumprem-se os respetivos períodos de defeso das restantes espécies existentes nessas águas.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Calendário de pesca em águas salmonídeas

Apesar de já estar há algum tempo no site do ICNF, não deixa de ser um tema muito importante, pelo facto de manter alguns pescadores mais distraídos informados.

A grande abertura já se está a aproximar a passos largos, e por isso vou tocar aqui em alguns aspetos importantes.
Como já devem saber a medida da truta-fário ou truta de rio, continua nos 20 cm em qualquer massa de água. 
 Em massas de água lóticas, ou seja em águas correntes ( rios e ribeiras) a devolução de trutas arco-íris é completamente proibida. 
A devolução de espécies invasoras como o Peixe-Gato ou o Lúcio, está completamente proibida em massas de água lóticas, e sendo que na maioria delas a devolução está proibida em qualquer tipo de águas...tenha o tamanho que tiver!
O barbo, boga, escalos, ruivaco e bordalo tem um período de defeso que começa no dia 15 de março até ao dia 15 de junho.
A medida do barbo é de 20 cm, a da boga é de 15 cm, por fim a do escalo do norte é de 12.
O achigã em massas de água lóticas tem devolução proibida.

Recordo também que a pesca à truta em Portugal, em alguns rios pode ocorrer até ao dia 31 de Agosto. Nalgumas barragens do país também pode ser efetuada até ao dia 30 de setembro.

Espero ter ajudado em alguma dúvida, para mais informação tem aqui o link do ICNF onde contém toda informação necessária.



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Estado do Rio Neiva


Ontem, pela tarde fui dar uma volta pelas margens do Neiva, rio que conheço como a palma da minha mão e onde normalmente pesco.
Resolvi visitar a concessão do baixo Neiva, que começa na freguesia de Forjães e vai até à sua foz. É uma zona que não tem uma grande densidade de trutas, mas que por vezes têm uma ou outra de bom tamanho.

O Neiva está com um caudal bem razoável, como já sabia não houve qualquer enxurrada e as margens estão relativamente estáveis. Ao que tudo indica o caudal da abertura vai ser muito semelhante ao do ano passado. O nível das águas subiu bem, mas talvez fosse preciso uma grande cheia para arrasar com muito lixo que se tem acumulado nos últimos anos, no fundo do rio e nas margens também.

Ainda tentei procurar umas trutas em desova mas não consegui ver nenhuma, o que é normal nesta altura do ano. Para concluir espero que venham mais chuvas, que encham bem o rio de modo a fazer uma boa limpeza...o que também será benéfico para a subida de algumas mariscas.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Estado do Rio Vez


Depois de bastantes meses sem qualquer publicação, muito por causa do final da época truteira anterior e do começo da caça, o blog vai assim voltar às publicações com as condições de alguns rios.
Já estamos a menos de um mês da tão esperada abertura! As primeiras chuvas de inverno ainda me trouxeram esperanças que se aproximavam tempos de grandes cheias e limpezas de rios, mas para já não foram da maneira que eu aguardava.
É certo que já houve uma cheia ou outra, mas não com o impacto que eu estava à espera, também fruto dos últimos dois verões severos.


O Rio Vez, famoso rio truteiro que passa nos Arcos de Valdevez, leva um caudal bastante generoso, com boas condições para o spinning!
Pelos sinais das margens parece que as cheias no Rio Vez foram fortes, proporcionaram a subida de alguns salmões e mariscas, e limparam o fundo do rio criando excelentes locais para desova. 
Como podemos ver nas imagens o rio sustenta boas correntes e espelha uma linda cor...que assim se mantenha até março.
O ano passado fiz uma pescaria no Rio Vez, já em final de época e gostei bastante, este ano espero lá voltar!