sexta-feira, 25 de março de 2016

Num ribeiro escuro do Lima


Depois de alguns dias fracos em termos de capturas e tempo, revolvemos fazer uma visita a um ribeiro do Lima.
Um ribeiro com um fundo avermelhado e que até leva bastante água, mas têm uma densidade vegetal impressionante...sendo por isso impossível vislumbrar o ribeiro nalguns locais.
Na nossa ótica devia ser uma zona do ribeiro que fosse pouco batida, devido à densidade de árvores e arbustos...matagal do pior.
O dia apresentava com algumas nuvens, e o caudal o ribeiro era normal para a época do ano...mas a água era cristalina e as trutas conseguiam ver perfeitamente os pescadores.

Os primeiros lançamentos foram efetuados num fundão, perto de uma ponte...sem resultados e depois disso eu e o meu pai partimos para montante.
A sessão de pesca foi rápida, pois as trutas não queriam saber da amostra e punham-se a andar mal a viam.
No global foi uma boa experiência neste ribeiro, ambos tiramos uma trutita e tivemos mais toques...um ribeiro para visitar em tempos de chuva.





quinta-feira, 17 de março de 2016

Ribeiro do Chouso


Na semana passada resolvi tirar o dia para o troço 3 do rio Neiva, onde está incluído o ribeiro do Chouso. Como já tinha referido em postagens anteriores este ribeiro é um pouco pequeno, mas no tempo das cheias transbordou muito.Com as cheias de Janeiro e Fevereiro, eu estava esperançoso em capturar umas trutas de tamanho razoável.

Cheguei ao ribeiro eram 16:00 horas e o céu estava encoberto, acompanhado de alguma chuva, pouca.
Estavam  reunidas boas condições para sacar peixe eheh. Pelas pegadas nas margens verifiquei que nos dias anteriores foram poucos os pescadores que tinham passado por ali. Depois da vista de olhos ao local avancei para a ponte, já muito antiga que está na foto acima.

O primeiro lançamento foi direcionado para jusante, segundo lançamento também para jusante...e quando a amostra ainda vinha a meio do caminho uma truta surge e ataca!! Cravei de imediato...a luta foi pequena e saquei-a para fora...uma truta com 20 cm, a primeira do ribeiro do Chouso.


Depois desta captura ainda insisti no açude mas sem efeitos, fiz-me para jusante à procura de trutas de maior calibre. A cada lançamento que fazia notava-se algum interesse por parte das trutas...mas nunca atacavam, sempre à distancia de segurança, e este cenário repetia-se vezes sem conta.
O dia até estava bom mas só as pequenas trutas é que se faziam a sério à colher...até que acabei por apanhar uma pequenita.


Continuei a bater as próximas zonas do ribeiro, mas as trutas não queriam nada comigo...por isso dei a sessão de pesca por terminada. Espero brevemente voltar a este ribeiro em busca de boas trutas.


quinta-feira, 3 de março de 2016

Ribeiro de Lanheses


Depois de uma breve visita ao ribeiro secreto do Lima, decidimos avançar para outro ribeiro com algum potencial truteiro.
Como era a primeira vez que nós íamos pescar  no ribeiro de Lanheses, acabamos por escolher um local à sorte....sorte que não esteve presente.
Começamos a pescar numa pequena ponte. A estratégia era que dois elementos partiam para montante e os outros dois para jusante, incluindo eu....e assim foi.
O ribeiro continha todas as condições para ter algumas trutas, o caudal era elevado, a temperatura já era mais quente....mas já tinham estado ali mais pescadores.
Avistamos dois pescadores a abandonarem o local, e eram algumas as pegadas junto das margens.
Fui fazendo os lançamentos nos locais que pareciam mais promissores....mas não deu em nada, nem um toque tive e o cenário era igual por parte dos meus companheiros.
Não sei se isto se deve ao facto de o ribeiro ter uma baixa população de trutas ou porque as trutas foram "massacradas" umas horas antes de nós termos chegado.
Perante estes acontecimentos resolvemos terminar ali a pescaria no ribeiro de Lanheses.
Espero lá voltar com melhores condições de pesca...a ver vamos se o ribeiro se vai portar bem.

terça-feira, 1 de março de 2016

Abertura 2016


Finalmente tinha chegado o grande dia....O FAMOSO 1 DE MARÇO!!! Depois de muito esperar tinha chegado o momento de tirar o "pó" ás canas.
Haviam inúmeras opções mas escolhemos o ribeiro secreto do Lima...que deu cartas no ano anterior.
Chegamos ao local eram 07:50 e o maldito sol já brilhava. Por muito boas condições de caudal que houvessem as condições climatéricas deitavam tudo a perder...e com água transparente, a claridade tornou-se num problema.
Eu equipei-me com spinning ligeiro, os restantes elementos que me acompanhavam iam pescar ao fundo...minhoca.
Quando cheguei ao ribeiro a quantidade de  água que possuía era boa, mas não o ideal...as trutas iriam estar de olhos bem abertos e qualquer movimento em falso significava a morte do artista!!
Fomos dos primeiros a chegar ao local e começamos a pescar de montante para jusante, já a quantidade de pescadores que foi chegando ao ribeiro era razoável.

Passamos ao combate...e a primeira truta do dia foi tirada pelo Márcio...uma pequena truta com cerca de 14 cm...devolvida ao seu ambiente natural.


Eu ia fazendo os meus lançamentos com uma colher mepps nº1...algo infrutíferos uma vez que a atividade das trutas estava condicionada pela temperatura da água...e a grande camada de geada também não ajudava nada!!
Fui-me distanciando dos meus companheiros, e num local onde era pouco provável ter uma truta, uma vez que já tinham passado por ali outros pescadores e as algas do rio reinavam ....sai a primeira truta do dia. Com 21 cm e com estas condições de pesca....já não era nada mau para o ribeiro!!


Animado com esta captura avancei para as próximas correntes e mini poços com bastante otimismo...mas as trutas teimavam em não querer nada com os pescadores.
Já a pensar em mudar de local de pesca...capturei uma pequena truta de 16 cm...sem duvida muitas trutas pequenas que não hesitavam em fazer-se aos iscos dos pescadores.


Depois destes breves episódios, decidimos acabar ali a visita ao ribeiro secreto do Lima.O meu pai tinha tirado 3 trutas...duas com um tamanho semelhante ao das duas mini trutas acima capturas...na casa dos 15 cm...um verdadeiro ninho de trutas este ribeiro. Os restantes elementos nada mais tiraram, e  portanto seguimos para outro curso de água...que a história de pesca será descrevida noutro post!!